sábado, 9 de junho de 2012

Diferença entre texto humorístico e texto satírico

A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança. O adjectivo satírico refer-se ao autor da sátira.


EXEMPLO DE TEXTO SÁTIRICO


O Macaco Que Quis Ser Escritor Satírico


Augusto Monterroso


Na Selva vivia uma vez um Macaco que quis ser escritor satírico.


Estudou muito, mas logo se deu conta de que para ser escritor satírico lhe faltava conhecer as pessoas e se aplicou em visitar todo mundo e ir a todos os coquetéis e observá-las com o rabo do olho enquanto estavam distraídas com o copo na mão.


Como era verdadeiramente muito gracioso e as suas piruetas ágeis divertiam os outros animais, era bem recebido em toda parte e aperfeiçoou a arte de ser ainda mais bem recebido.


Não havia quem não se encantasse com sua conversa, e quando chegava era recebido com alegria tanto pelas Macacas como pelos esposos das Macacas e pelos outros habitantes da Selva, diante dos quais, por mais contrários que fossem a ele em política internacional, nacional ou municipal, se mostrava invariavelmente compreensivo; sempre, claro, com o intuito de investigar a fundo a natureza humana e poder retratá-la em suas sátiras.


E assim chegou o momento em que entre os animais ele era o mais profundo conhecedor da natureza humana, da qual não lhe escapava nada.


Então, um dia disse vou escrever contra os ladrões, e se fixou na Gralha, e começou a escrever com entusiasmo e gozava e ria e se encarapitava de prazer nas árvores pelas coisas que lhe ocorriam a respeito da Gralha; porém de repente refletiu que entre os animais de sociedade que o recebiam havia muitas Gralhas e especialmente uma, e que iam se ver retratadas na sua sátira, por mais delicada que a escrevesse, e desistiu de fazê-lo.


Depois quis escrever sobre os oportunistas, e pôs o olho na Serpente, a qual por diferentes meios — auxiliares na verdade de sua arte adulatória — conseguia sempre conservar, ou substituir, por melhores, os cargos que ocupava; mas várias Serpentes amigas suas, e especialmente uma, se sentiriam aludidas, e desistiu de fazê-lo.


Depois resolveu satirizar os trabalhadores compulsivos e se deteve na Abelha, que trabalhava estupidamente sem saber para que nem para quem; porém com medo de que suas amigas dessa espécie, e especialmente uma, se ofendessem, terminou comparando-a favoravelmente com a Cigarra, que egoísta não fazia mais do que cantar bancando a poeta, e desistiu de fazê-lo.


Finalmente elaborou uma lista completa das debilidades e defeitos humanos e não encontrou contra quem dirigir suas baterias, pois tudo estava nos amigos que sentavam à sua mesa e nele próprio.


Nesse momento renunciou a ser escritor satírico e começou a se inclinar pela Mística e pelo Amor e coisas assim; porém a partir daí, e já se sabe como são as pessoas, todos disseram que ele tinha ficado maluco e já não o recebiam tão bem nem com tanto prazer.




HUMORÌSTICO: 


UM EXEMPLO DE TEXTO HUMORÍSTICO


Rocky 8 – Um campeão nunca para






Muito machucado após a cansativa luta com Clubber Lang, Rocky faz uma série de exames no hospital e descobre que nunca mais poderá lutar. Esse é o diálogo com o médico:






- E ai doutor, como está a minha cabeça?


- Rocky, não importa, não irei dizer.


- Como assim não importa doutor? Estamos falando da minha cabeça, por deus!!


- Se eu disser que teve seqüelas graves na cabeça, você irá parar de lutar? 


- Não


- Eu sabia Rocky, pois já te avisei nos últimos três filmes que você pode morrer e ainda sim não me escutou. Então, é problema seu!!


Ainda duvidando do diagnóstico do médico, Rocky reflete sobre o assunto no tumulo de Adrian e decide não mais lutar. Porém, o destino prega suas peças em Rocky. Paulie, seu cunhado e o único além do Rocky a participar dos 8 filmes, morre após comer uma picanha mal-passada feita num George Foreman Grill. Enraivecido, Rocky decide desafiar George para uma luta. Porém o que Rocky não esperava é que George fora aluno do primo de terceiro grau do Mickey, seu antigo treinador. Usando técnicas antigas de treinamento, como levantar costelas, assar 22 hamburgueres de uma vez e de preparar sucos de ameixa no grill, George chega à luta melhor fisicamente que Rocky. A luta é cruel e sem graça, pois Paulie morreu e era ele quem fazia as piadas em todos os filmes do Rocky. No décimo round, acontece o impensável. Os dois lutadores sofrem uma pequena e momentânea falta de memória devido à idade avançada e esquecem o motivo da briga e decidem encerrar a luta. Agora amigos, George ensina a Rocky suas principais técnicas:


- Veja bem Balboa.Treinar socos no frigorífero não é melhor forma de preparar suas costelas. Use o meu Grill.


Rocky – Uma nova vingança


Sozinho, Rocky sente-se abandonado por todos os coadjuvantes nesse filme. Após ser preso por manter relações sexuais públicas com o túmulo da sua mulher no cemitério, Rocky estreita suas relações com George e compra toda a coleção de grills, desde o família até o Grill Jumbo. Pensando desde os tempos de lutador em como investir suas economias, nosso herói decide investir no Rocky Balboa Grill. Furioso com a forte competição num mercado antes dominado por seu produto, George Foreman decide se vingar e desafia novamente Rocky para uma “última” luta. Porém, eles são obrigados a juntar novamente suas forças contra Drago, o gigante russo que Rocky espancou no 4° filme. Drago, agora mais forte e com surpreendentes 3 metros, volta para os Estados Unidos para provar de uma vez por todas a superioridade russa lutando contra Rocky e George ao mesmo tempo. Após uma luta sangrenta, Drago começa a se sentir mal, com tonturas, suas veias começam a explodir. Finalmente os anos de uso excessivo de anabolizantes começam a fazer efeito. Rocky aproveita o momento de fraqueza e derruba mais uma vez Drago, vingando-se da morte do filho do irmão do primo de "Spider", personagem que sei lá porque aparece no 6° e mais recente filme da série. 


DIFERENÇAS: a diferença é que o texto humorístico, é um texto com humor, como já diz o nome. E o texto satírico ridiculariza um determinado tema, ou pessoa. Um texto humorístico pode sim ter uma parte satírica.


Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 - 9 ano C

Nenhum comentário:

Postar um comentário