segunda-feira, 7 de maio de 2012

Movimento Rômantico


Romantismo, também chamado de Romanticismo, foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O romantismo foi dividido em três gerações:
1° As principais características do romantismo eram o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro.
Também se destacou o nacionalismo, apresentado na coletânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.

2° também havia o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.

3° Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e maus da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica , com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.


Laís Galvão e Júlia Castro 9°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário