domingo, 13 de maio de 2012

Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

As primeiras manifestações artísticas ocorreram na pré história, quando homem começa a se descobrir, a perceber melhor o mundo à sua volta e ratratá-lo na parede das cavernas. Acredita-se esses desenhos eram uma forma de comincação e planejamento de caça, outros dizem ainda que eram uma forma de cultuar a vida que eles levamam, outros ainda, que era uma forma de espirtualidade, acreditavam que o espirito do animal estaria no desenho.
Vale lembrar que a arte, principalmente nesse época, surgiu como necessidade, tanto de comunicação, quanto de utensílios, como as lanças de pedras, e principalmente os utensílos domesticos.
O homem passou a se descobrir, a sentir. As venus representavam muito isso, pelo fato de serem retratadas com caracteristicas de gestante, a mulher que gera a vida, a partir daí o homem vai deixando de ser animal e passa a ser racional.

As primeiras manifestações românticas ocorreram na Alemanha e na Inglaterra. Da Alemanha foi transportado para a França por meio de Mime Staël. Anos depois os Franceses levaram o Romantismo junto de seus navios para o Brasil. Em 1836 Gonçalvez de Magalhães publicou Suspiros Poéticos e Saudades.

Já "Os Sofrimentos do jovem Werthe" (em 1774, de Johann Wolfgang von Goethe) é um é um romance que marcou o início do romantismo, considerado uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final. Neste livro, o jovem envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados. O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. 

Werther - Personagem principal,inspirado em Goethe
Editor - Criado por Goethe, chama-se Wilhelm (Guilherme), e é supostamente o amigo a quem Werther endereçou as cartas e quem as organizou
Charlotte (Carlota) - Amada de Werther, noiva de Albert
Albert (Alberto) - Noivo de Charlotte, foi normalmente contrário aos pensamentos de Werther

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 - 9c

3 comentários: