domingo, 13 de maio de 2012

A PRESENÇA DO BYRONISMO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Nenhuma influência foi tão marcante no Brasil do século XIX como a de Lord Byron e, Álvares de Azevedo foi um dos seus maiores representantes. A adoção de uma temática transgressora, irreverente, irônica e satânica, sob a influência de Byron, explica, em princípio, parte de sua obra, notadamente diversa de seus contemporâneos, principalmente Macário, Noite na Taverna, O poema do Frade e O Conde Lopo. O poeta procurou byronizar parte de sua produção, deixando-se levar pela influência famosa e avassaladora do poeta inglês. A tentativa de se copiar o tom de seus livros quase sempre resultou em uma experiência desastrosa. Mas nem tudo em Azevedo é byronismo e nem todo byronismo seu é ruim, como é o caso do drama Macário. Sob a influência do bardo inglês as personagens de Macário e Noite na Taverna apresentam um pessimismo extremo, mostram-se desencantadas, levando uma vida desregrada como única forma de compensação. O que se pode afirmar é que Azevedo possui uma incrível fascinação pelas obras e pelo estilo de Byron, principalmente no que se refere à transgressão e à rebeldia.


Letícia Ribeiro - 31 / Sophia Rolim - 47

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