segunda-feira, 28 de maio de 2012

A música romântica

A)
Beethoven- considerado um dos pilares da música ocidental
Schubert- foi um compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo
Schumann-  foi um músico e pianista alemão.foi um dissidente das Luzes porque sua ênfase recaiu sobre "as questões do coração" e não sobre as da razão, como então era moda.
Chopin- foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história
Liszt-  foi um compositor e pianista húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados.
B)
Influenciado pela Revolução Francesa e pelas formas de estado dela decorrente, o Romantismo caracteriza-se pela individualidade e expressão das emoções, sem maiores preocupações com a forma musical. Surge o nacionalismo musical: os compositores tentam expressar a música de sua pátria, mas adaptando-a ao gosto europeu. 
C)

Beethoven
Schubert
Schumann
Chopin
Liszt
Laís 30, Júlia 29 9c   

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo

Música romântica erudita. As épocas da música erudita, chamadas de períodos da música, e ''música clássica'', ou seja, classicismo, ao contrário do que muitos pensam, não é só o nome do estilo músical, e sim um tempo, uma época ou período em que se passou. BeethovenSchubert, Schumann, Chopin e Lisz se encaixam no meio romântico erudito.


    

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47/ 9 ano C

domingo, 27 de maio de 2012

comparação das obras



 A maja vestida- Francisco Goya

  Dois justiçados- Théodore Géricault




 Delacroix- Eugène Delacroix




O Pensador- Augute Rodin              


Acima estão obras dos autores que estamos estudando. De cara já podemos perceber que não são figuras totalmente alegras, tem as cores neutras mais utilizadas do que as cores fortes e alegras, que é uma característica romântica. A tristeza e a reflexão está muito presente nas obras, que já são características marcantes dos autores das obras. 


Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C



semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por eles

As semelhanças são o estilo que eles adotam, ou seja, o estilo romântico, com cores não muito vivas nem muito alegres, eles trocaram essas cores por cores mais tristes, que deram essas características do romantismo. Mas claro que a diferença é que cada uma apresenta um caráter do artista específico. Cada quadro tem sua característica romântica, mas diferentes entre si. Cada artista tem seu talento e adotam o romantismo, que na época era um dos estilos mais admirados do mundo, e até hoje é.

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inter-relação entre as artes plásticas e o romantismo

Artistas como o espanhol Francisco Goya e Eugéne Delacroix adotam o estilo romântico. Eles representavam a natureza, os problemas sociais e urbanos, além de valorizar as emoções e os sentimentos em suas obras.
A relação entre o romantismo e as artes plásticas é justamente o uso do romantismo nas artes plásticas. Elas exprimiam as imaginações e as emoções dos artistas, que trocaram as cores brilhantes por cenas de violência com cores sombrias e escuras, principalmente pelos artistas Francisco Goya e Egéne Delacroix.



Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C
Laís -30, Júlia -29 9c

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Clipes românticos

                                                   
                                                    Ne-Yo- Never knew I needed

                                          Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C

Clipes românticos


                                                                  Jason Derulo- What if

                                                Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C

Cipes românticos


                                                  Demi Lovato- Give your heart a break

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 /  9 ano C

Comparação "A dama de Shalott" com o romantismo.


A mulher no romantismo era vista pelos escritores com certa distância, era idealizado por aquele que amava. Elas eram um objeto e na sensação de que não se era digno de merecer o amor desta mulher. Na foto a mulher está de uma forma serena, e delicada na natureza. Está sendo vista como uma pessoa intocada e de difícil acesso, mas mesmo assim uma musa desejada e idealizada. No romantismo era exatamente isso que acontecia, daí aonde vem a semelhança com o romantismo.

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 / 9 ano C

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Linha do Tempo

Letícia Ribeiro nº 31 / Sophia Rolim nº 47  9ª C

Primeiras mainifestações artisticas

O livro Os sofrimentos do jovem Wether, publicado em 1774, do alemão Johann Wolfgang von Goethe, é uma das grande obras da literatura mundial. E pode ser pensada como um exemplo de uso da literatura como fonte documental para a produção historiográfica. Neste post, a ênfase será na representação do ideal feminino da época, através da personagem Charlotte, ou apenas Lotte. Para isso, será realizada uma breve contextualização do movimento e considerações sobre os problemas encontrados em se rotular o Romantismo.
A literatura alemã do final do seculo XVIII  e inicio do XIX, classificada como romântica, teve influencia dos acontecimentos políticos e econômicos vividos na Europa naquele período. É necessário ter em mente que as revoluções liberais surgiram no Ocidente nessa época. A Revolução Industrial, na Inglaterra, e seu alastramento pelo o continente, também foi um fator preponderante para a transformação politica e econômica. Um dos acontecimentos ocorridos, a Guerra Franco-Prussiana, afeta diretamente a vida de Goethe, já que seu pai, um erudito que trabalhava para o governo de Frederico II e critico da atitude francesa, recebeu na própria casa alguns franceses oriundos dessa guerra. Apesar do desconforto em hopedá-los, Johann Goethe teve em contato mais intimo com a leitura provenientes do país.    

(Laís Galvão-30, Júlia Castro-29)









Comparação "A Dama" e romantismo literario

O quadro mostra uma mulher em um barco, sozinha e bem vestida. Comparando com as caracteristicas do romantismo literaria, a mulher era considerada uma musa, desejada porém não tocada, mostrando realidades desconhecidas... sendo elas idealizadas e acessiveis. (Laís Glavão- 30, Júlia Castro- 29)

domingo, 13 de maio de 2012

A relação entre a vida pessoal do poeta Lorde Byron (1788-1824) e sua poesia (O que é o paradigma do herói byroniano?)


A relação entre a vida pessoal de Byron e a sua poesia é muito estreita: o autor fala através do personagem, expondo-se completamente. O poeta revela na literatura a própria crise existencial em que está submerso e, sendo Byron um romântico, é um autor que se pauta pelo subjetivismo e pelas paixões, muitas delas violentas e irrefreáveis. A vida de Byron é quase tão fantástica e romântica quanto a dos personagens que criou a partir de si mesmo: amores problemáticos, melancolia exacerbada, desprezo pela sociedade que o condena, atos que revelam uma grande sede de liberdade e, para fechar com chave de ouro, a morte  na Grécia, enquanto preparava um ataque contra os turcos, que na época dominavam o território grego.
Byron vai se tornando, ao longo de sua vida, o paradigma de toda uma geração do romantismo, formada, geralmente, de jovens em busca das mesmas aventuras e sensações. Esse fato é, essencialmente, uma contradição: o lorde inglês foi, antes de tudo, um rebelde que, com o passar do tempo se tornou um modelo de conduta e de literatura. Surpreendentemente, ele se aborrece com o fato e passa, nas suas obras posteriores, a minimizar e ironizar os personagens que criara — talvez porque estes o deixaram demasiadamente exposto diante de todos, talvez porque já não seja mais o único a defender e praticar esses novos princípios. Um rebelde deixa de sê-lo quando muitos querem seguir o mesmo caminho; para Byron, a “transformação” sofrida — passando de  contestador radical a modelo de conduta — deve ter sido motivo de grande irritação.

Letícia Rbeiro- 31 / Sophia Rolim- 47- 9c

Primeiras manifestações artísticas ( O sofrimento do jovem Werther, de Goethe)

As primeiras manifestações artísticas ocorreram na pré história, quando homem começa a se descobrir, a perceber melhor o mundo à sua volta e ratratá-lo na parede das cavernas. Acredita-se esses desenhos eram uma forma de comincação e planejamento de caça, outros dizem ainda que eram uma forma de cultuar a vida que eles levamam, outros ainda, que era uma forma de espirtualidade, acreditavam que o espirito do animal estaria no desenho.
Vale lembrar que a arte, principalmente nesse época, surgiu como necessidade, tanto de comunicação, quanto de utensílios, como as lanças de pedras, e principalmente os utensílos domesticos.
O homem passou a se descobrir, a sentir. As venus representavam muito isso, pelo fato de serem retratadas com caracteristicas de gestante, a mulher que gera a vida, a partir daí o homem vai deixando de ser animal e passa a ser racional.

As primeiras manifestações românticas ocorreram na Alemanha e na Inglaterra. Da Alemanha foi transportado para a França por meio de Mime Staël. Anos depois os Franceses levaram o Romantismo junto de seus navios para o Brasil. Em 1836 Gonçalvez de Magalhães publicou Suspiros Poéticos e Saudades.

Já "Os Sofrimentos do jovem Werthe" (em 1774, de Johann Wolfgang von Goethe) é um é um romance que marcou o início do romantismo, considerado uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final. Neste livro, o jovem envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados. O romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. 

Werther - Personagem principal,inspirado em Goethe
Editor - Criado por Goethe, chama-se Wilhelm (Guilherme), e é supostamente o amigo a quem Werther endereçou as cartas e quem as organizou
Charlotte (Carlota) - Amada de Werther, noiva de Albert
Albert (Alberto) - Noivo de Charlotte, foi normalmente contrário aos pensamentos de Werther

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 - 9c

Quem foi Lord Byron

Byron foi um homem Europeu que serviu como inspiração para os romantistas do Brasil e do mundo, com suas características egocêntricas e ecléticas conquistou a admiração de vários românticos.
A obra e a personalidade romântica  Lord Byron tiveram no inicio do século XIX, grade projeção no panorama literário europeu e exerceram enorme influência em seus contemporâneos, por representar o melhor da sensibilidade da época, conferindo-lhe muito de sedução e elegância mundana. Lord Byron  teve vida pessoal bastante conturbada, na juventude foi acusado de abuso sexual pela prima, homossexualismo e também foi um dos primeiros escritores a descrever os efeitos da maconha. Foi um dos principais poetas ulta-românticos, sua influência chegou até o Brasil na obra de grandes escritores, como Álvares de Azevedo.

Letícia Ribeiro- 31 / Sophia Rolim- 47 9c

A PRESENÇA DO BYRONISMO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Nenhuma influência foi tão marcante no Brasil do século XIX como a de Lord Byron e, Álvares de Azevedo foi um dos seus maiores representantes. A adoção de uma temática transgressora, irreverente, irônica e satânica, sob a influência de Byron, explica, em princípio, parte de sua obra, notadamente diversa de seus contemporâneos, principalmente Macário, Noite na Taverna, O poema do Frade e O Conde Lopo. O poeta procurou byronizar parte de sua produção, deixando-se levar pela influência famosa e avassaladora do poeta inglês. A tentativa de se copiar o tom de seus livros quase sempre resultou em uma experiência desastrosa. Mas nem tudo em Azevedo é byronismo e nem todo byronismo seu é ruim, como é o caso do drama Macário. Sob a influência do bardo inglês as personagens de Macário e Noite na Taverna apresentam um pessimismo extremo, mostram-se desencantadas, levando uma vida desregrada como única forma de compensação. O que se pode afirmar é que Azevedo possui uma incrível fascinação pelas obras e pelo estilo de Byron, principalmente no que se refere à transgressão e à rebeldia.


Letícia Ribeiro - 31 / Sophia Rolim - 47
Laís -30, Júlia -29 9c

Laís -30, Júlia -29 9c

Laís -30, Júlia -29 9c

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Movimento Rômantico


Romantismo, também chamado de Romanticismo, foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O romantismo foi dividido em três gerações:
1° As principais características do romantismo eram o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro.
Também se destacou o nacionalismo, apresentado na coletânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.

2° também havia o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.

3° Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e maus da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica , com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.


Laís Galvão e Júlia Castro 9°C

Movimento Romântico

Movimento artístico, político e filosófico.
Tem como características o individualismo, subjetivismo, idealização, sentimentalismo exacerbado, egocentrismo. Natureza interage com o "eu" lírico, grotesco e sublime, medievalismo, indianismo e byronismo.

1ª geração: lirismo, subjetivismo, o sonho de um laudo, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito do outro. Nacionalismo, valorização da mulher.

2ª geração: pessimismo, certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.

3ª geração: fase de transição, realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica com o intuito de pôr a desejar. A mulher era acessível.


Letícia Ribeiro e Sophia Rolim 9º C